A Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal – Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil) surgiu a partir da demanda do campo museológico por informações sistematizadas sobre o campo da educação museal. Desde o estabelecimento da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), aprovada através da Portaria Ibram nº 422 de 30 de novembro de 2017 (revisada e revogada pela Portaria Ibram nº 605, de 10 de agosto de 2021), a falta de dados impedia a criação de parâmetros para a verificação do impacto e a adesão às proposições da PNEM.
A pesquisa teve como objetivo a produção de informações para gerar subsídios para a implementação, a avaliação e eventuais revisões da PNEM. A PEMBrasil contribui também para a avaliação de aspectos ligados à educação museal da Política Nacional de Museus, instituída em 2003, e em consequência, das políticas públicas do IBRAM voltadas para esse campo.
Realizada entre 2022 e 2023, a PEMBrasil contou com a participação de 1153 respondentes, provenientes de todos os estados brasileiros, sendo 42% profissionais da educação museal com ou sem vínculo com museus, 39,4% museus representados por um/a gestor/a e 18,6% museus representados por um/a profissional da educação museal.
A PEMBrasil uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), executada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) através de um convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Painel PEMBrasil
O painel de dados interativo da PEMBrasil apresenta dados sobre as práticas educativas dos museus brasileiros e sobre os educadores museais a partir de 30 indicadores selecionados, permitindo a visualização através de filtros e a realização de cruzamentos entre os dados.
Através do painel, também é possível ter acesso aos dados brutos e anonimizados da pesquisa, disponíveis para download a partir de uma licença creative commons do tipo Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual – CC BY-NC-SA. A licença permite o uso e compartilhamento dos dados para fins não-comerciais, desde que indicados os créditos do OBEC e o resultado final seja compartilhado publicamente.
O principal objetivo da disponibilização do painel e dos dados brutos é incentivar futuras pesquisas no campo da educação museal a partir de novas perspectivas geradas por meio de análises e cruzamentos realizados por pesquisadores da área.
Como utilizar o painel
- A navegação do painel funciona melhor em um computador ou desktop. Quando acessar pelo celular, recomendamos a visualização horizontal;
- Para filtrar determinadas informações de um gráfico, clique na área desejada. Para desfazer o filtro, basta clicar novamente;
- Utilize os filtros para visualizar informações específicas ou combine-os para realizar cruzamentos sobre as características dos museus e o perfil dos/as educadores/as;
- Para visualizar os dados absolutos de cada seção do gráfico, posicione o cursor em cima da parte desejada.